sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

carnaval, carnaval... eu odeio o carnaval...

mentira. é preciso muita força de vontade para odiar as coisas, e ultimamente têm me faltado tantas forças que estou concentrando meu ódio numa só questão. mas o carnaval, assim como os outros assuntos que me têm roubado os ânimos, cansa.

é a sexta-feira anterior e as pessoas parecem elétricas. quem não tem um programa parece desesperado. quem tem, também. ninguém vê a hora de encerrar o expediente e pegar a estrada. e, muitas vezes, o expediente acaba mais cedo porque niguém mais faz mais nada antes que o carnaval passe. e até lá, ficamos todos sonhando acordados com os dias de esbórnia e alegria que seguirão. e este é o motivo cansante número um: é obrigatório se divertir no carnaval.

a diversão carnavalesca é uma obrigação de todo e cada cidadão brasileiro. e é por isso que às vezes o carnaval começa no almoço da sexta-feira, quando os privilegiados põem em prática seus privilégios e lançam seus veículos mais cedo à estrada. a tensão se eleva. em algumas horas as hordas não privilegiadas farão o mesmo, e as precárias autopistas brasileiras serão inundadas com mais números e estatísticas fúnebres. "vão com cuidado". e este é o motivo cansante número dois: o carnaval e sua diversão obrigatória para todos os cidadãos são um perigo.

mas o perigo, na verdade, é só um dos elementos que compõem o carnaval, como o samba, a mulata, o trânsito, a esbórina e a alegria. e como a expectativa. há semanas a mídia preparou vinhetas, programas e estruturas para cobrir o maior show da terra. e há já alguns dias, os bons cidadãos brasileiros não pensam em outra coisa. e não fazem outra coisa que não pensar no carnaval, de maneira que tudo pode esperar o ano começar depois da quarta-feira de cinzas. o carnaval é o ano novo brasileiro, e esse é o motivo cansante número três.

de maneira que, com as pálpebras superiores quase coladas nas inferiores, eu não vejo a hora de encurtar o expediente, enfrentar o trânsito da estrada, cair na esbórnia e deixar o ano novo para depois. hm, acho que não é o carnaval que eu odeio...

Nenhum comentário: