terça-feira, 17 de junho de 2008

palavra do dia: engajar

diga a verdade. você sempre achou que engajado era sinônimo de chato. ou daqueles substantivos compostos igualmente enfadonhos: bicho grilo, maluco beleza, pé sujo, papo chato. pois é, eu também sempre achei.

mas comecei a pesar, ouvindo as colunas da Rosely Sayão sobre educação, estudando sobre cidadania, lendo Dimenstein, que muitas das soluções em que eu acredito estão atrás dessa palavrinha: engajamento. ou envolvimento se você assim preferir. ou dedicação, participação ativa e consciente. ou, sei lá, abre um comentário aí e me diz outros sinônimos.

eu estou convencida: ser uma boa mãe e um pai é indissociável de participar ativamente na vida das crianças. isso não significa perguntar como foi o dia na escola ou dividir tarefas domésticas. significa ler os livros, conhecer os amigos, ouvir as músicas; estar a par de todo o repertório daquela pequena vida para poder comentar junto, propor reflexõs, dialogar com propriedade. sem cagar nada, muito menos regra.

para a política vale o mesmo. se você vai até a urna no dia da eleição, vota, confirma e dá a missão por encerrada, você é menos que meio cidadão, porque essa é menos da metade do seu papel. acompanhar ativamente a atuação dos seus representantes, cobrar posturas e ações coerentes é a outra parte. não que eu algum dia tenha feito isso. começo em 2009, me aguardem.

e última das constatações que chegou para formular este pensamento foi em relação à escola. Dimenstein acredita que o envolvimento da comunidade na escola pode fazer toda a diferença nos rumos da educação. envolver-se, aqui, não é constatar as faltas e lamentar. é comparecer, questionar, propor no âmbito da escola. e em casa é valorizar a importância da educação, orientar os filhos ao estudo e cobrar, sim, bons resultados.

a questão é que a gente não considera que isso seja o mínimo. a gente acha que isso é chato. participar significa sair da sua pequena bolha, onde só você tem razão, onde só você dita a pauta, onde você só balança a cabeça frente o sucateamento do ensino público e a corrupção dos políticos. afinal isso não tem nada a ver com você.

não tem?


engajar
Datação
1844 cf. MS5

Acepções
pronominal
5 Derivação: sentido figurado.
dedicar-se com afinco a (alguma tarefa, atividade etc.)

Nenhum comentário: